English

Queiram ou não, Rodrigo virou uma peça fundamental na reação do Vasco no Campeonato Brasileiro. Apesar da relação conturbada com a torcida, o defensor vem se destacando pelas boas atuações e, nos últimos jogos, também por gols decisivos, como os que fez contra Chapecoense e São Paulo. Prestes a completar dois anos em São Januário, ele já figura na lista dos maiores zagueiros-artilheiros da história do Cruz-Maltino.

De acordo com uma contagem não oficial, dos anos 1950 para cá o zagueiro que mais balançou as redes com a camisa do Vasco foi Dedé, com 19 gols. Rodrigo vem logo em seguida, ao lado de Odvan e Jorge Luiz, com 13. Como os outros já se aposentaram e Rodrigo tem contrato até o fim de 2017, ele precisa de mais seis gols para igualar o defensor que hoje veste a camisa do Cruzeiro. Pesa a favor que Rodrigo também é cobrador de faltas.

O bom momento – apesar de ter falhado feio no primeiro gol do São Paulo, domingo passado – rende não apenas a braçadeira permanente de capitão, já que Guiñazú não figura mais entre os titulares, como elogios dos companheiros. Ontem, foi a vez de Martin Silva:

- É um cara que ajuda muito, dentro e fora de campo. É experiente e muito direto na hora de transmitir uma mensagem. Acho que, junto com o Guiñazú, tem sido um grande líder. Sempre é positivo ter um líder assim: direito, sincero… Com essa fase de artilheiro, ajuda muito nesse momento. E não é algo novo, pois no Campeonato Carioca fez um monte de gols. É sempre bom quando todo mundo ajuda.

A contagem foi feita a partir da década de 1950 pois antes disso não há registro de algumas súmulas.

PERTO DOS CEM JOGOS E ÓTIMA RELAÇÃO COM A DIRETORIA

Além de um dos zagueiros com mais gols no clube, Rodrigo está próximo de outra marca importante: O zagueiro está a quatro jogos de completar seu centésimo jogo com a camisa do Cruz-Maltino. Ele chegou ao clube em 2014, para a disputa da Série B daquele ano. Foram 44 partidas no ano passado. Neste 2015, o zagueiro disputou 52 partidas, sendo um dos jogadores que mais entraram em campo. Em julho, Rodrigo renovou o contrato por mais dois anos.

De todos os jogadores do elenco do Vasco, Rodrigo é o que tem relação mais próxima com a atual diretoria. Quando foi contratado, no últimos dias de 2013, o empresário José Renato foi quem intermediou a negociação. O agente é amigo pessoal de Euriquinho, que teve participação naquela negociação. Desde que a gestão do pai, Eurico Miranda, assumiu, Euriquinho atua fortemente no futebol, embora o cargo oficial seja “assessor especial da presidência”.

Um bom exemplo disso é que após se envolver em uma polêmica com o atacante Fred, do Fluminense, no clássico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Eurico Miranda resolveu anunciar a renovação do contrato do defensor por mais dois anos. Antes, o vínculo era até o fim deste ano. Agora, vai até 2017. O acordo já estava encaminhado há algumas semanas, mas foi concretizado depois daquele episódio com Fred.

Em setembro, quando houve o incidente da agressão ao zagueiro na chegada à concentração, ele cogitou até deixar o clube, mas Eurico foi ao hotel à noite para demonstrar total apoio. Ficou e cresceu com o time.

Fonte: Terra

No Comments Yet.

Leave a comment